Ministério da Educação Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais


Profissão



O Ministério do Trabalho, por intermédio do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia-CONFEA, baixou a Resolução no 241/76 em 31 de julho de 1976 publicada no Diário Oficial da União de 18 de Agosto de 1.976, à folha 3.298, Seção I - Parte II; estabelecendo as atribuições do Engenheiro de Materiais, como segue:  "Compete a esse profissional supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, perícia e pareceres técnicos; ensino, pesquisa, ensaio, padronização, controle de qualidade; montagem, operação e reparo de equipamentos e outras atividades referentes aos procedimentos tecnológicos na fabricação de materiais para a indústria e suas transformações industriais; e equipamentos destinados a essa produção industrial especializada, seus serviços afins e correlatos".

Conforme a resolução 1010/2005 do CONFEA o curso de Graduação em Engenharia de Materiais enquadra-se no grupo das engenharias 1, na modalidade Química. Faz parte também do grupo 1: Engenharia de Petróleo, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Engenharia de Alimentos, dentre outras.

O Curso de Graduação em Engenharia de Materiais iniciou suas atividades em 2007. O Projeto Político Pedagógico está regido pelas resoluções 181 a 186 CONEPE/UFS/2009.

O curso foi avaliado pelo MEC em 2011 e aprovado com conceito 4.

A formação em Engenharia de Materiais envolve conhecimentos de Engenharia (projetos, processos, produção e produtos), em conjunção com as ciências básicas como Matemática,  Física e Química. Além disso, deve complementar sua formação com conhecimentos sociais, humanísticos e do Meio Ambiente.

O Engenheiro de Materiais atua no projeto, desenvolvimento, produção de materiais e produtos de: cerâmicas, polímeros, compósitos, metais/ligas.

As aplicações dos materiais e produtos envolvem os setores de: energia, transportes, comunicações, medicina, odontologia, construção civil, setor aeroespacial, setor naval, defesa militar, meio ambiente, esportes e lazer, setor nuclear, dentre outros.



O QUE ESTUDA E FAZ O ENGENHEIRO DE MATERIAIS?


ONDE ATUA O ENGENHEIRO DE MATERIAIS?


QUAL O MERCADO DE TRABALHO PARA OS ENGENHEIROS DE MATERIAIS?





CNPQ Capes FAPITEC FINEP

Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais
Universidade Federal de Sergipe
Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos
Av. Marechal Rondon, s/n
Bairro Jardim Rosa Elze
São Cristóvão, Sergipe
CEP 49100-000
Tel:
+55 (79) 3194-6359
+55 (79) 3194-6888
E-mail:
p2cem.ufs@gmail.com
dcem.ufs@gmail.com
.